Declaração do Comitê Em Defesa Da Saúde Pública-MT contra ofechamento/privatização do Adauto Botelho

MANIFESTO EM DEFESA DO CAPS-AD!

O Comitê em Defesa da Saúde Pública – MT chama o conjunto dos trabalhadores(as) do SUS e os que usam os seus serviços, para defender a unidade pública de saúde Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas Adauto Botelho (CAPS-AD).

O CAPS-AD é um importante dispositivo para o tratamento ambulatorial de dependentes de Crack, álcool e outras drogas de uma maneira aberta, permitindo um tratamento não excludente ao convívio sociofamiliar e sendo a única unidade dos SUS em Cuiabá que oferece tratamento especializado às mulheres.

Essa importante unidade de saúde mental compõe um conjunto de políticas públicas que passaram a ser implementadas a partir da luta antimanicomial que resultou na lei 10.216.

No entanto, as condições estruturais da unidade estão sucateadas. Há um risco iminente de desabamento do prédio, situação agravada com os períodos de chuva.

Essa realidade compromete o atendimento e coloca em risco os pacientes e trabalhadoras(es).

A SES-MT está comunicada formalmente sobre os problemas do CAPS-AD a cerca de 1 mês e meio e nenhuma providência efetiva foi tomada.

Nós, do Comitê em Defesa da Saúde Pública, sabemos que o problema não é falta de recursos e sim uma posição política do governo do estado de sucatear propositalmente as unidades públicas de saúde, como justificativa para privatizar os serviços com a implementação das Organizações Sociais de Saúde (OSS).

Essa intenção de sucatear para privatizar não é de agora. Em 2011, o Centro Integrado de Atenção Psicossocial Adauto Botelho (CIAPS-ADAUTO BOTELHO) só não foi privatizado pela resistência dos trabalhadores da saúde e comunidade junto ao Comitê em Defesa da Saúde Pública-MT realizando o “Abraço ao Adauto”.

Em contrapartida aos problemas enfrentados no CIAPS, o governo, através da SES-MT, propõe o fechamento desta importante unidade pública de saúde e a realocação dos servidores para outras unidades e serviços, interrompendo o tratamento e comprometendo a continuidade da assistência especializada para um problema que afeta o conjunto da sociedade.

O fechamento do CAPS-AD representa um retrocesso na saúde pública, limitando ainda mais o acesso à saúde e a atenção especializada aos usuários de Crack e outras drogas, problema que afeta visivelmente o conjunto da população.

Para que seja garantida a continuidade dos serviços, devido a sua importância social, convidamos os trabalhadores e suas organizações bem como os usuários do SUS paravse somarem na defesa do CAPS-AD!

- PELO NÃO FECHAMENTO DO CAPS-AD!

- EXIGIMOS MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO!

- REFORMA E AMPLIAÇÃO IMEDIATA DO CAPS-AD!

COMITÊ EM DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA-MT

Comentários

Veja também:

A morte não finge

Professores, técnicos e alunos fizeram manifestação para reforçar a greve nas federais

Eleições 2012 - Mauro lidera em Cuiabá, mas petista Lúdio já desponta em segundo