Eleições 2012 - Mauro lidera em Cuiabá, mas petista Lúdio já desponta em segundo

Na manhã desta terça-feira (03/04) o site RDNews divulgou pesquisa eleitoral à prefeitura de Cuiabá, realizada pelo Instituto Mark. No método estimulado, com auxílio de lista, o empresário Mauro Mendes (PSB) segue em primeiro com 49,5% das intenções de voto, seguido pelo também empresário Dorileo Leal (PMDB) e o vereador Lúdio Cabral (PT), ambos tecnicamente empatados, com 11,5% e 10,2%, respectivamente.

Segurando a “lanterna” na corrida ao Palácio Alencastro, nessa pesquisa, aparecem o deputado Guilherme Maluf (PSDB), com 3%, e o prefeito Chico Galindo (PTB) juntamente com o vereador Francisco Vuolo (PR), ambos com 1,4%. Os indecisos somam 15,6% e a margem de erro é de 4,5% para mais ou para menos.

A pesquisa mostra força da candidatura petista do vereador Lúdio, que já aparece disputando com empresário Dorileo a condição de quem enfrentará Mauro Mendes no possível segundo turno. A tendência para o nome de Lúdio é de crescimento, à medida que consolidar internamente, no PT, a sua candidatura.
Lúdio Cabral em manifestação contra a privatização da companhia municipal de água e esgoto.
(Foto: Laura Nabuco/RDNews)
Essa foi a primeira pesquisa, neste ano de 2012, em que o petista é listado como pré-candidato, fato que pode significar um grande potencial de crescimento na candidatura.

Ludio é o principal opositor da administração do prefeito Chico Galindo, com atuações destacadas na luta contra a privatização da Sanecap, em defesa do Passe-Livre Estudantil, contra as OS e a privatização da saúde, além de inúmeras lutas ligadas aos movimentos sociais de Cuiabá.

A pesquisa mostra também uma gigante rejeição à possível candidatura do prefeito Chico Galindo. “Perguntados sobre em quem não votariam de jeito nenhum se as eleições fossem hoje, 58,9% mencionaram o nome do prefeito petebista” informou o RDNews. A rejeição de praticamente 60% é uma resposta da população à atual administração da Cidade Verde, a qual vem destruindo os serviços e patrimônio público com privatizações na área do saneamento, coleta de lixo e saúde. Lúdio recebeu 1,7% de rejeição, Dorileo 1,6% e Mauro 1%.

A sondagem foi realizada nos dias 31 de março e 1º de abril. Os pesquisadores ouviram 576 eleitores de 90 bairros cuiabnos.

Para se oficializar como candidato do PT, Lúdio terá que ser aprovado por maioria dos delegados em encontro municipal da sigla que ocorre no próximo dia 22 de abril. O resultado da pesquisa eleitoral com certeza é mais um ingrediente a favor de Lúdio que deve ser o nome aclamado para a disputa.

Fábio Ramirez

Comentários

Veja também:

A morte não finge

Professores, técnicos e alunos fizeram manifestação para reforçar a greve nas federais