DO LADO DO POVO? PREFEITO MAURO MENDES DIZ QUE NÃO REVOGARÁ O AUMENTO DA TARIFA

Mauro Mendes e Chico Galindo - parceiros na eleição, parceiros no aumento da tarifa do ônibus
O que esperar de um prefeito recém eleito com 54,65% dos votos válidos? Minimamente que ele começará seu mandato a favor da maioria da população, a final, recebeu a maioria dos votos. Pois bem, não é o que parece acontecer em Cuiabá. Segundo reportagem publicada pelo site Circuito Mato Grosso (leia aqui), "o prefeito Mauro Mendes (PSB), afirmou não haver a possibilidade de revogar o decreto que reajustou em 9% a tarifa do transporte público na Capital".

A tarifa do transporte público em Cuiabá foi reajustada de R$ 2,70 para R$ 2,95 no dia 28 de dezembro, em plenas férias de fim de ano, um período estratégico para neutralizar as mobilizações.

Tudo indica que o então prefeito Chico Galindo (PTB), cabo eleitoral de Mauro Mendes na recente eleição, não iria deixar para o recém eleito Mauro Mendes essa bomba (aumento da tarifa). Galindo e os empresários não iriam queimar o novo governo deles logo no começo. Provavelmente, esse foi um dos motivadores do aumento às pressas, sem NENHUM comunicado ou aviso prévio, pegando todos de surpresa. O outro motivo, deve ser a estreia relação entre os donos das empresas de transporte público em Cuiabá e o financiamento da campanha de Mauro Mendes.

Segundo o Circuito Mato Grosso, "Mauro Mendes alegou que o reajuste anual da tarifa está previsto em contrato firmado entre o Palácio Alencastro (prefeitura) e as concessionárias de transporte". Mas o prefeito omite que o serviço de transporte público é uma concessão da prefeitura para a exploração de empresas privadas.

Em qualquer concessão pública, se a prefeitura quiser pode desde acabar com os contratos e assumir os serviços até exigir ações através do órgão regulador, no caso a Secretaria Municipal de Transportes Urbanos de Cuiabá (SMTU).

Mauro Mendes tem o poder e a caneta na mão, basta vontade política. Na verdade, é uma opção política: ou governa ao lado do povo e revoga o aumento, ou continua dos lado dos empresários.
Fábio Ramirez

Comentários

Veja também:

A morte não finge

Professores, técnicos e alunos fizeram manifestação para reforçar a greve nas federais

Eleições 2012 - Mauro lidera em Cuiabá, mas petista Lúdio já desponta em segundo