Proprietários de lanchonetes do 3 Américas vão substituir 55 empregos pelo auto-atendimento. Garçons resistem e fizeram manifestação

Garçons dos restaurantes instalados no shopping Três Américas protestaram na última quarta-feira (15) contra as demissões em massa anunciado pelos proprietários de lanchonetes e restaurantes do centro comercial. Durante todo o dia os 55 trabalhadores da praça de alimentação do empreendimento mantiveram as atividades suspensas, conforme o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Bares, Restaurantes, Churrascarias, Pizzarias, Lanchonetes, Boates e Similares do Estado de Mato Grosso (Sindecombares), Sidnei da Silva.

O superintendente do shopping Três Américas, José Júlio Cantino afirmou que “a direção do shopping não decidiu nada, mas a maioria dos lojistas não querem manter os garçons”. As demissões ainda não foram formalizadas, mas segundo Cantino os proprietários dos pequenos estabelecimentos alegam não ter condições de competir com os restaurantes e lanchonetes maiores e querem reduzir custos.

Querem substituir os empregos pelo auto-atendimento

A intenção dos patrões é implantar o sistema americano de atendimento já existente em outros shoppings de Cuiabá, o famoso fast food, modalidade em que o estabelecimento utiliza o  auto-atendimento, dispensando assim a necessidade de garços.

Aluta pelos empregos já dura mais de 3 anos. O presidente do Sindecombares relembra que em 2009 foi feito um acordo com a Justiça do Trabalho para impedir a demissão em massa dos funcionários. “Na época as empresas diminuíram o número de garçons e agora querem descumprir o acordo de vez”. Concluiu dizendo que o sindicato não foi procurado por representantes dos lojistas ou do shopping para comunicar a decisão.

É mais um exemplo trágico de que o capitalismo coloca o lucro acima de tudo. Sempre em nome da "competividade" são os trabalhadores que pagam o preço da conta, às vezes com seu próprio emprego.

Fábio Ramirez com informações de Silvana Bazani / Jornal  A Gazeta - Foto: João Vieira (AG)

Comentários

Veja também:

A morte não finge

Professores, técnicos e alunos fizeram manifestação para reforçar a greve nas federais

Eleições 2012 - Mauro lidera em Cuiabá, mas petista Lúdio já desponta em segundo