Prefeito Chico Galindo se recusa a atender as condições mínimas para o funcionamento da saúde e médicos começam greve em Cuiabá


Médicos da rede municipal de saúde de Cuiabá entraram em greve nesta segunda-feira (6) e, segundo o Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sindmed), a paralisação é por tempo indeterminado. Ao todo, a capital conta com 689 médicos, entre concursados e contratos temporários.

Os médicos reivindicam o cumprimento dos acordos firmados em 2009, como realização de concurso público anualmente, com 25% das vagas ocupadas por profissionais da área médica, aumento do piso salarial, melhorias nas condições de trabalho e o pagamento de gratificações e insalubridades.

Durante a greve, somente atendimentos de urgência e emergência serão mantidos pelos profissionais nas policlínicas e pronto-socorro. Para as consultas agendadas e atendimentos nos ambulatórios, o sindicato da categoria informou que vai cumprir os 30% dos serviços, exigidos por lei.

O prefeito Chico Galindo (PTB), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), se nega a atender as reivindicações mínimas para o funcionamento da saúde pública, deixando milhares de cuiabanos sem atendimento médico.

Confira a nota oficial do Sindicato dos Médicos sobre a greve:

Médicos servidores do município de Cuiabá em GREVE! 

Nesta terça 31/07/2012 na sede do SINDIMED-MT as 19h00min foi realizada assembleia geral dos médicos servidores do município de Cuiabá com a seguinte pauta:

1- CONDIÇOES DE TRABALHO;
2- IRREGULARIDADES SALARIAIS;
3-DESCUMPRIMENTO DE ITENS DO ACORDO COLETIVO
HOMOLOGADO EM 13.11.2009;
4- INDICATIVO DE PARALISAÇÃO;
5- E OUTROS ASSUNTOS

Durante a assembleia foi avaliada a proposta da secretaria municipal de saúde, encaminhada ao SINDIMED-MT dia 26/07/2012, em resposta a pauta de reivindicações encaminhada anteriormente. Os médicos consideraram a resposta da secretaria evasiva e proteladora.

Principais causas que motivaram a decisão por greve:

Melhorias nas condições de trabalho
Falta de condições de trabalho: não existe segurança nas unidades de saúde, faltam materiais necessários para a realização de atendimento digno, faltam medicamentos, estrutura física, agentes de limpeza e dedetização, principalmente nos 63 Psf ‘s (Estratégia saúde da família) e nas 06 policlínicas. Grande demora para realização de exames e consultas com especialistas. Faltam ambulâncias, faltam profissionais qualificados para a classificação de risco nas policlínicas.

Insalubridade
Não estão recebendo 40% de insalubridade mesmo com decisão transitada em julgado em processo número 253407.

“Prêmio Saúde”
São “dois” meses de atrasos, das verbas complementares, chamado de “prêmio saúde” valor que representa mais da metade do salário dos médicos servidores do município de
Cuiabá.

Realização de concurso público
Que seja realizado concurso público conforme acordo coletivo homologado no tribunal de justiça em novembro de 2009. Evitando os contratos temporários e a “pejotização”.

Adequação do enquadramento
Deverá ser feita emenda na lei do PCCV para reconhecimento dos títulos de qualificação profissional.

Outras reivindicações

• Reforma e ampliação dos PSF’S
• Contratação de 140 agentes de saúde
• Contratação de mais profissionais para plantão nas policlínicas.
• Fim da terceirização dos serviços médicos no PSMC.
• Que as entidades médicas continuem defendendo a saúde e contra a privatização.

Após, várias tentativas de negociação, e frente à resposta evasiva por parte da secretaria de saúde, as reivindicações apresentadas. Os médicos deliberaram por unanimidade decidiram: GREVE!

1- COM PARALISAÇÃO QUE VAI INICIAR NA SEGUNDA FEIRA (06-08-2012), RESPEITADAS ÀS 72 HORAS DE NOTIFICAÇÃO.

2- SERA MANTIDO O ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM 100% E PROCEDIMENTO ELETIVOS E AMBULATORIAIS EM 30%.

SINDIMED-MT “Nenhum direito a menos, avançar rumo a novas conquistas”

Fonte: Jogral.net com informações do G1 e do Sindmed-MT - Foto: Reprodução TVCA

Comentários

Veja também:

A morte não finge

Professores, técnicos e alunos fizeram manifestação para reforçar a greve nas federais

Eleições 2012 - Mauro lidera em Cuiabá, mas petista Lúdio já desponta em segundo