“Os vermelhos voltaram”. PT caminhando para unidade em defesa da candidatura própria em Cuiabá

Lúdio Cabral com grandes chances de concorrer à prefeitura de Cuiabá
O PT deve mesmo ter candidatura própria à prefeito nas eleiçoes de 2012. A pré-candidatura do vereador petista Ludio Cabral ganhou força após o maior grupo interno do PT, o CNB – Construindo um Novo Brasil, de Abicalil, Saguas e Alexandre Cesar, se somar ao movimento.

No Dia Internacional das Mulheres, no Sindicato dos Trabalhadores da Construçao Civil, uma empolgante plenária reuniu cerca de 70 pessoas, entre estudantes, sindicalistas da CUT, professores, profissionais liberais e trabalhadores da Sanecap e da Saúde.

O movimento já era impulsionado pelas correntes Graúna, Esquerda Marxista, Identidade Petista, O Trabalho. Agora, com a vinda da corrente majoritária, Construindo um Novo Brasil, tudo caminha para a unidade petista.

"Os vermelhos voltaram", afirmou empolgado o professor Reginaldo, da UFMT. "A luta pela água continua e se expressa na candidatura de Lúdio", declarou Ideueno Fernandes, presidente do Sindicato de Trabalhadores da Sanecap.

O sentimento geral na reunião foi de querer ver o PT protagonista novamente. Empolgados, os participantes defenderam a candidatura própria como forma de terem as lutas populares novamente como o carro-chefe do PT em Cuiabá.

Bandeiras históricas do PT, como a Reforma Agrária, defesa da Saúde e da Educacão Pública, de qualidade e para todos não deixaram de ser lembrados.

Ludio defendeu a "necessidade do PT retomar o protagonismo politico e eleitoral em Cuiabá", afirmando que é hora de "reconstruir a unidade do PT e um projeto coletivo, baseado na luta e na história dos trabalhadores".

O PT decide seu rumo no dia 22 de abril, quando seus filiados votarão em eleição direta em chapas constituídas por seus agrupamentos internos. Pelos cálculos expressos na reunião, Lúdio reúne em torno dele, a partir desta semana, algo em torno de 65% dos filiados ao PT na capital.

Fábio Ramirez

Comentários

Veja também:

A morte não finge

Professores, técnicos e alunos fizeram manifestação para reforçar a greve nas federais

Eleições 2012 - Mauro lidera em Cuiabá, mas petista Lúdio já desponta em segundo